quarta-feira, 30 de julho de 2008

TRE manda candidatos removerem murais irregulares em Porto Alegre

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre

O juiz Diógenes Hassan Ribeiro intimou nesta quarta-feira (30) oito candidatos em Porto Alegre a removerem pinturas irregulares de propaganda eleitoral feitas em muros da cidade. Entre os candidatos citados está Maria do Rosário (PT), que disputa a Prefeitura de Porto Alegre. Os outros sete são postulantes a uma vaga na Câmara de Vereadores.

Entre os citados estão dois candidatos a vereador do PT, dois do PTB e um de PSDB, PDT e PP. Segundo o juiz, as propagandas excedem o limite máximo previsto em lei que é de quatro metros quadrados.

Ribeiro, que é o juiz responsável pela propaganda de rua em Porto Alegre, estipulou um prazo de 24 horas, a contar da notificação, para comprovar à Justiça a retirada das pinturas e dois dias para apresentação de defesa. As multas para esse tipo de infração variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

Segundo ele, a intenção da Justiça Eleitoral não é punir os candidatos. Nem, por outro lado, impedir o acesso dos candidatos aos eleitores. "Queremos apenas garantir respeito à população e à cidade", justificou.

Além disso, Ribeiro disse que a regulamentação da propaganda leva em conta cuidados com meio ambiente, poluição visual e limpeza. Pela legislação em vigor, são proibidas propagandas em locais públicos como parques, rotatórias, passarelas, viadutos, túneis ou postes de iluminação. Também não são permitidos outdoors.

Nenhum comentário: