sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Memória da reunião de 01/08/08

Memória da reunião de 01/08/08

- Sérgio ressaltou a orientação do presidente do PMDB Záchia para que seja redigido um documento que tenha como objetivo direcionar o Plano de Governo, não esquecendo que se trata de um plano de realizações, o qual conjuntura um Plano de Governo que avança. As ações traçadas devem acompanhar as realizações que vêm sendo feitas.

- Sérgio falou sobre a necessidade de os membros da FAF organizarem-se rapidamente nos seus grupos temáticos, de acordo com suas especificidades, ressaltando que o número de pessoas não é o que qualifica o trabalho. Para ele, é fundamental que os conselheiros acessem o blog do Plano de Governo, para que todos possam pensar as idéias geridas pelos colegas. Ele apresentou o livro do Plano de Governo anterior, referindo que 60% do que está descrito no mesmo vem sendo implantado nessa gestão, o que caracteriza o governo atual como um governo do PMDB. Deve-se a esse fato o prefeito Fogaça estar auxiliado tecnicamente por pessoas que têm como ideário a filosofia embasada na raiz do PMDB. Ainda segundo Sérgio, é necessário avaliar as ações que vêm sendo realizadas, ou melhor, avaliar essa gestão nos seus pontos positivos e negativos, sem deixar de atentar para os condicionantes que retardaram o processo, como o aspecto cultural e o estado caótico encontrado. Para ele, a carência que se observa é a gestão urbana da cidade.

- Marcelo referiu ter inserido no blog o resumo das estratégias de governo. Ele leu o mapa estratégico explicando cada item do mesmo.

- Zilmino colocou a questão da iluminação na Rua Beira Rio (lâmpadas são freqüentemente roubadas e repostas, num ciclo intermitente) como um ponto a ser enfrentado. Conforme Zilmino, não adianta repor o que foi roubado, o que gera um alto custo à municipalidade, é necessário uma solução definitiva.

- No que concerne ao Plano de Governo, Tubino ressaltou a importância do projeto, do que será feito, mais do que apontar o que foi realizado. Referindo-se ao debate entre candidatos, Tubino salientou que a lógica do debate de campanha é contra a gestão atual, de maneira que a prefeitura deve achar uma solução mista que não a deixe numa posição defensiva. Para ele, faz-se necessário novas idéias, o que exemplificou com a geração de energia elétrica através da separação de lixo.

- Sérgio Mendes, ao falar sobre o 156, designou-o como uma estratégia política para a próxima eleição. Conforme Sérgio, o 156 é uma idéia de caráter inovador, já que integra todas as secretarias. Ele referiu também a necessidade de um escritório para a gestão de grandes projetos. Marcelo salientou que essa necessidade também existe para os microempresários, o que evita a geração da informalidade.

- Dalva nomeou como questões de ampla importância a Segurança, o Trânsito e a Educação.

- Cincinato falou sobre as centrais de planejamento familiar existentes em Porto Alegre. Segundo ele, a assistência integral à saúde da mulher, como a distribuição de métodos contraceptivos e a realização de ecografia nas zonas de baixa renda têm sido ações estimuladas pelo prefeito Fogaça, o que têm funcionado com representativa efetividade.

- Conforme Orlandini, é necessário pensar em propostas que possam gerir o discurso de Fogaça, e não em produções para o período pós-eleições. A gestão dessas idéias deve ocorrer no prazo máximo de duas semanas.

Nenhum comentário: