sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Memória da reunião de 08/08

Memória da reunião de 08/08

- Sérgio leu o seu texto “PMDB um olhar sobre Porto Alegre”. Após, abriu espaço para que as pessoas fizessem colocações a respeito do texto.

- Ao comentar a produção de Sérgio, Orlandini referiu que a luta do PMDB remete à questão do Estado de Direito. Segundo ele, esse tem seu lado positivo e negativo, e o PMDB experienciou na sua trajetória esses dois âmbitos. Ele questionou como viveria a sociedade sem regramentos, dizendo que o Estado de Direito mostra-se mais frutífero do que a vida informal, na qual a política é a única determinante. Ainda Orlandini, referindo o fato de que o PMDB é situação, falou que não devemos desconstituir determinadas idéias e ações em andamento “podemos ser críticos, mas não contra” (sic).

- Marcelo atentou para o crescimento do número de participantes nas reuniões da FAF. Ao falar sobre o eixo urbanístico mencionado por Sérgio, ele referiu que o desenvolvimento do mesmo permite a elevação da qualidade de vida da população.

- Adel, ao falar sobre a atual gestão, relatou o imenso progresso de Porto Alegre. Conforme ele, 60% dos líderes dos programas do município mostram-se envolvidos e comprometidos. Adel referiu o endomarketing como a ferramenta para inserir a parte estratégica na vida da prefeitura. Ainda, salientou a necessidade de um diagnóstico focado na área econômica da cidade. Conforme ele, o que se faz necessário para a próxima gestão é um salto de qualidade nos programas da prefeitura.

- Sérgio, ao comentar o discurso de Adel, afirmou que o plano de gestão da prefeitura está em pleno funcionamento, pois embora ambos estejam inseridos em diferentes secretarias, sem uma comunicação direta, estão a par das mesmas informações quanto aos programas em andamento.

- Dalva falou sobre a incongruência entre o discurso e a prática do PT, principalmente no que fiz respeito à frase “o poder não se toma, mas se constrói”. Segundo ela, há vinte anos o PT detém o comando da educação em Porto Alegre, através de Sofia Cavedon e, como conseqüência, os fundamentos do Pai da Educação Jean Piajet foram substituídos pelos fundamentos ideológicos do PT, situação que permanece nesses quatro anos de gestão Fogaça. Na reunião anterior Dalva referiu que o ensino por ciclos promove o aluno pela idade e não pelo conhecimento.

- Tubino salientou a importância da cadeia estratégica da tecnologia da informação. Conforme Orlandini, as escolas técnicas em tecnologia da informação são uma demanda da iniciativa privada. Segundo ele, essas escolas formam a cada ano 700 profissionais em tecnologia da informação, sendo que o mercado de trabalho oferece aproximadamente mais mil vagas. Para ele, o ensino médio poderia formar profissionais nessa área, de maneira que as empresas se ocupassem de financiar a graduação de seus contratados. Ainda, salientou que a área pública poderia encarregar-se da criação de parques tecnológicos.

- Ângela referiu que as políticas públicas para mulheres foi uma realização da gestão Yeda, o que se deu através da transversalidade em todos os programas, de maneira a qualificá-los. Ela ressaltou a necessidade de inserir no governo Fogaça o PMDB Mulher.

- Darci Mano falou do seu interesse em participar do grupo na área de tecnologia da informação, juntamente com Tubino.

- Ao falar do movimento político racial, Clóvis referiu que embora Porto Alegre tenha um programa de ação nessa área, a demanda leva à necessidade de políticas públicas específicas voltadas para as questões raciais.

Nenhum comentário: