sexta-feira, 18 de julho de 2008

Memória da reunião de 18/07/08.

Memória da reunião de 18/07/08.

- Novo Governo Fogaça > plano situação, portanto alguns eixos balizares devem ser mantidos.

- Plano de Governo: a gestão de um documento final deve ocorrer no prazo de 60, 70 dias.

1ª etapa: idéias centrais.

2ª etapa: plano de governo descrito nas suas ações.

- Idéias a serem acrescidas para uma próxima gestão: governância solidária local, orçamento participativo> instâncias de democratização da cidade. Percebe-se também a necessidade de resgatar a área de planejamento urbano, assim como a importância de integrar as várias cidades que compõem Porto Alegre.

- Formação de grupos de trabalho entre os membros da FAF – divisão de áreas temáticas de acordo com especificidades e trajetórias pessoais. Cada grupo deve buscar informações, colher dados e então fazer proposições que venham a contribuir com o plano de governo, sempre no intuito de reiterar o que esta sendo desenvolvido na gestão atual > novo ciclo de mudanças que avance e sedimente o que esta sendo produzido, fortalecimento das ações que estão atingindo os objetivos.

Perguntas a serem feitas para o colhimento de dados: a situação encontrada no início da gestão, quais foram às ações realizadas neste governo e o que se pretende realizar numa próxima gestão. Sérgio propôs uma organização das idéias em 4 eixos estratégicos. Ressaltou-se a necessidade de um cuidado para que as proposições não se choquem com o que esta sendo realizado pela gestão.

- Marcelo salientou a importância de se observar também o que propõe o PMDB a nível federal para as eleições municipais.

- Segundo Sérgio, deve-se trabalhar a proposta de uma prefeitura mais una. Hoje se percebe uma dissociação nas ações das secretarias.

- Zilmino comentou que algumas áreas enxergam a transversalidade somente quando lhes é necessário. O conceito de transversalidade e as ações que dele advêm foram ressaltados pelo prefeito José Fogaça no início na sua gestão, mas essas ações perderam força ao longo do governo.

- Baltazar colocou a necessidade de um olhar para a comunidade, para suas vivências.

- Conforme Jaime, o plano de governo deve começar com as ações do governo, já que se trata de um governo que é situação. Ele referiu a importância de se fazer um quadro comparativo com gestões anteriores. Ainda, atentou para questões com soluções que possam ser aplicadas, com planos de ação, como a preocupação com a comunidade e com aspectos sociais.

* As reuniões da FAF ficaram agendadas para as sextas-feiras, das 12h às 14 horas, no diretório municipal do PMDB (João Pessoa, 931).

Áreas temáticas

Ações Comunitárias: Baltazar

Administração Municipal Cidadã: Marcelo

Educação: Beto Fraga

Inclusão Social e Vida Animal: Lourdes

Limpeza Urbana: Mário Moncks

Marketing: Orlandini e Silvana

Tecnologia e Economia: Tubino e Zilmino

Saneamento e Meio Ambiente: Geraldo

Saúde: Cincinato

Sistematização: Marcelo Costa

Nenhum comentário: